As lesões por esforços repetitivos (LER) ou as lesões por traumas cumulativos (LTC) são um grupo de doenças causadas pelo uso excessivo de determinada articulação, principalmente envolvendo as mãos, os punhos, cotovelos, ombros e joelhos. Essas doenças tem merecido destaque ultimamente devido ao aumento de casos que estão aparecendo, principalmente nas pessoas que trabalham com computadores e vem apresentando sintomas de dor e inflamação nas mãos. Até uma dona-de-casa que passa muito tempo cuidando de tarefas domésticas está sujeita às dores musculares que podem ser sintomas do problema. Os primeiros sinais são sensação de peso no músculo, desconforto e pontadas ocasionais. Em estágio mais avançado, a dor causa sensação de formigamento. Nessa etapa o alívio só vem com algumas horas de repouso. Na fase mais aguda a dor é acompanhada de perda da força muscular.
Por serem doenças que envolvem certas profissões, elas são consideradas doença do trabalho e muitas vezes levam o paciente à perda de dias de serviço, bem como afetam o andamento das empresas. Por essa razão, as empresas estão cada vez mais se preocupando em orientar os funcionários, para que esses possam se prevenir das lesões.
Segundo o ortopedista Cantídio Filardi, o tratamento inclui antibióticos, analgésicos e sessões de fisioterapia. Casos extremos exigem até cirurgia. Antes que isso aconteça, o melhor a fazer é adotar cuidados preventivos. Os especialistas recomendam pausas no trabalho e alongamento. O ideal é parar cinco minutos a cada hora trabalhada. Há também acessórios ergonômicos e bolinhas de material flexível especiais para exercícios com os dedos.
CAUSAS
A causa direta parece ser o uso excessivo de determinadas articulações do corpo, em geral relacionado a certas profissões. Como exemplo, poderemos citar os datilógrafos, os operadores de caixas registradoras, os profissionais da área de computação, os trabalhadores de linhas de montagem, costureiras e outros. Essas pessoas passam horas fazendo o mesmo movimento com as mãos ou braços, provocando uma inflamação das estruturas ósseas, ou nos músculos, nos tendões ou mesmo comprimindo nervos e a circulação. Existem várias doenças que podem ser enquadradas nesse grupo LER, cada uma delas com uma característica diferente, mas que irão levar no final aos sintomas de dor, fraqueza e fadiga das articulações, impedindo a pessoa de trabalhar normalmente.
Alguns dos principais tipos de lesões por esforços repetitivos são:
Síndrome do Túnel do Carpo
Tendinites dos Extensores dos Dedos
Tenossinovite dos Flexores dos Dedos
Tenossinovite Estenosante (Dedo em Gatilho)
Epicondilite Lateral
Doença de Quervain
Confira alguns exercícios que auxiliam na prevenção:
Estique o braço para a frente com a palma da mão para cima. Com a outra mão, puxe os dedos para baixo.
Abra e feche a palma da mão várias vezes, para fortalecer os dedos.
Faça movimentos giratórios com a cabeça para os dois lados e depois para a frente e para trás.
Sentado, eleve a perna, segure o assento da cadeira e gire o pé para os dois lados.
Levante os braços, junte as mãos acima da cabeça e alongue o corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário